25 de março de 2009

Hotel Excelsior

Se bem repararam mudei novamente (!) a barra do título. Por um acidente de percurso no gimp acabei jogando uma imagem que estava editando na barra do blog, anteriormente aberta, e o resultado me deu essa ideia: usar uma imagem. E como, pelo que estou vendo, háverá muita curiosidade na legião de fãs que acompanha esse blog (! tamanha quantidade de acessos derrubou os servidores do google hoje, juro!: "Parada agendada para as 4:00PM PDT on Thursday (3/25).")  em saber de onde é a foto e como, ainda, serei do tipo que muda o leiaute toda hora, acho que dá pra unir o útil ao agradável e gerar um post sobre a imagem a cada mudança (nem gosto de fotografia mesmo...xD).

Bom, começemos pela primeira: o hotel Excelsior. Pra quem é de Cuiabá, está ao lado da prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. Para quem não é, o google ajuda:



Excelsior


A imagem acima é do ano passado, de antes do início da reforma. O hotel estava abandonado há 20 anos, junto com o hotel Santa Rosa, ao lado, que era do mesmo dono. É um desperdício imenso de "oportunidade" tamanhas construções ali. A área é dotada de infraestrutura e é o centro da capital, estando perto de quase tudo. O único problema, normal nas áreas mais antigas, aliás, é a falta de estacionamento, coisa para qual ainda há jeito. Assim, era muito desperdício dois edifícios ali, no coração de Cuiabá, abandonados, coisa que infelizmente não é restrita à cidade, mas a qualquer lugar. São Paulo é prato cheio para esse tipo de coisa (até pelo porte da cidade, 20 vezes mais populosa) e lá, ao menos, há uma discussão maior com relação aos prédios abandonados (aqui, a discussão desse tipo de assunto é pífia: a título de curiosidade, o governo municipal decide fazer um conjunto habitacional de baixa renda com 20 mil casas [claro que não é perto do centro e dos empregos e claro que terá gente remanejada para ali vinda de várias partes da cidade, basicamente, dizem, das áreas de risco ambiental] e ninguém discute, comenta, fala nada! Bom, mas isso é papo pra outro post.)

Voltando ao Excelsior, sempre pensei que aquele prédio (e o Santa Rosa) poderiam ser transformados em edifício residencial de interesse social (já houveram TFGs [trabalhos finais de graduação] sobre o assunto, na arquitetura da UFMT). Pois bem, essa solução resolveria os problemas ao menos para as famílias que fossem morar lá, proporcionando uma habitação digna e dotada de infraestrutura e serviços essenciais, coisas às quais todos na cidade tem direito. Além disso, amenizaria outro problema sério: o despovoamento do centro. Com o crescimento da cidade e a saída da população abastada do centro para novas áreas em valorização, as habitações do centro histórico tiveram gradativamente seu uso mudado para comercial e de serviços (incluindo os sexuais), restando lá somente os que não querem sair ou que não podem. No fim das contas, temos um centro degradado, sem segurança, sem atrativos, sem vida.

Algumas das maneiras de se reverter esse processo é incentivar a fixação de pessoas no centro e o incentivo de serviços e atividades noturnas, de maneira que o centro viva novamente. Dar um destino social ao Excelsior e ao Santa Rosa seria um bom começo.

Desde o ano passado o Excelsior está em reforma. Abaixo, imagem desse ano, cujo detalhe está no título do blog (enfim! hehe).

Retrofit

Quando eu vi a reforma fiquei feliz, mas como nada é 100% como gostaríamos...ele não reabrirá como edifício residencial, mas com a antiga função: hotel. Ao menos já é alguma coisa, será proporcionado um uso que será contínuo, permitindo uma movimentação no local e, enfim, dando uma função ao edifício.

Para quem quiser mais informações, ver uma reportagem do ano passado no Diário de Cuiabá.

Um comentário:

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Um edifício abandonado a menos já é um bom avanço :)